CrossLink  [ a técnica ]

Técnica utilizada para o tratamento do ceratocone.

Depois de retirar a primeira camada da córnea, o médico aplica um colírio à base de vitamina B12 e um foco de luz violeta diretamente nos olhos, o que enrijece a córnea e evita que a doença evolua.

Mecanismo de ação: a aplicação da riboflavina (vitamina B12) na córnea e a irradiação das moléculas de riboflavina por meio de UVA, fazem com que ocorra uma perda do equilíbrio interno das moléculas de riboflavina, produzindo a liberação de radicais livres de oxigênio. Portanto a molécula de riboflavina torna-se instável e somente estabilizará novamente quando ocorrer uma ligação entre duas fibrilas de colágeno.

Uma crossed-bridged é criada entre as fibrilas de colágeno produzindo uma maior rigidez ao tecido da córnea.

CrossLink
CrossLink

Ceratocone  [ a doença ]

É uma desordem degenerativa não inflamatória do olho na qual causa um afinamento e uma mudança no formato da córnea. É a mais comum distrofia corneana, que afeta de 1 em 1000, diagnosticado no paciente adolescente, na segunda para a terceira década de vida, preferencialmente no sexo masculino e com envolvimento bilateral em mais de 95% dos casos, porém assimétrico.

O ceratocone causa mudanças refrativas que irão ocasionar moderado a severo borramento da visão, podendo ocasionar imagens múltiplas e muita sensibilidade a luz. Muito frequente estar associado a atopias ao hábito de coçar os olhos.

Ceratocone
Ceratocone

Diagnóstico

O diagnóstico do ceratocone é feito pelas medidas ceratométricas e pela topografia corneana, sendo que o Pentacam é um dos aparelhos que detectam mais precocemente a doença.

Pentacam
Pentacam

Tratamento

Há poucos anos as únicas forma de tratar o ceratocone era amenizar seus efeitos visuais com óculos, lentes de contato, anéis intra-estromais ou até mesmo transplante de córnea. Mas atualmente com a descoberta do crosslink de colágeno consegue-se para a progressão do ceratocone.

Técnica CrossLink

O crosslink ocorre com uma reação fotoquimica entre os querócitos da córnea, a riboflavina e a luz ultra-violeta levando a uma hipertrofia das fibras de colágeno e consequente fortalecimento da córnea.

Técnica CrossLink
Técnica CrossLink

Técnica CrossLink

A córnea é anestesiada com colírio (anestesia tópica), para retirada do epitélio. Após a retirada do epitélio ocorre a instilação da riboflavina e aplicação da luz ultra-violeta.

A cirurgia tem duração de aproximadamente 30 minutos.

Técnica CrossLink
Técnica CrossLink

Pós-Operatório

Após a cirurgia é colocado uma lente de contato terapêutica por 05 dias até a cicatrização completa da córnea. Nos primeiros dois meses a uma discreta diminuição da acuidade visual para posterior melhora.

O acompanhamento é mensal por pelo menos um ano.

Aberto de Seg à Sáb

Veja nossos horários

Atendimento Rápido

Atendemos você de pronto

Especialistas Graduados

Conheça nossos Doutores

Marque sua Consulta conosco